terça-feira, 27 de março de 2007

PodCasts - um novo meio de comunicação?



Antes de mais... o que é um PodCast?

«Conceitos

O conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts usando applescript e disponibilizou o código na internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado. A utilização de feeds RSS para distribuir o conteúdo é a grande diferença do Podcasting em relação aos audioblogs, vlogs e flogs.

Termo

O termo podcast é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas nesse primeiro momento o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em Setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.»http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast

Posto isto, e de forma sucinta, o podcasting é a possibilidade de, sem muito trabalho, conseguir através de software específico sacar da internet ficheiros áudio que correspondem a um determinado PodCast. Podendo este ser um programa de rádio, uma conversa entre amigos, uma gravação de uma música, etc... normalmente é apenas aúdio, sendo que mais recentemente começaram a surgir os PodCasts de vídeo (desde que apareceu o iPod Video).

«Podcasting na TSF

A TSF é a primeira rádio portuguesa a oferecer alguns dos seus programas em podcast – uma técnica que permite ouvi-los quando e onde quiser.
O que é?O podcasting é a técnica de distribuição de conteúdos áudio através da Internet. A sua grande vantagem é que cada um dos ouvintes da TSF pode escolher os seus programas, construindo uma espécie de programação pessoal, sem estar dependente dos horários da rádio e da própria ligação à Internet: a partir do momento em que o programa é recebido no computador pessoal, pode ser ouvido onde e quando quiser.
»http://tsf.sapo.pt/online/podcasting/default.asp

Efectivamente a TSF foi o primeiro meio de comunicação a colocar os seus conteúdos em formato de PodCast. Mas já outros se lhe seguiram os passos como as Rádios da RDP (Antena 1, Antena 2 e Antena 3).

Existem podcast para tudo e todos, desde desporto, culinária, cinema, tecnologia, e em muitas línguas como o espanhol, alemão, inglês e português...

Com a quantidade de PodCasts surgiram directórios específicos para este tipo de conteúdos tais como:

Não sei se ainda é, mas até há bem pouco tempo, o podcast com mais sucesso no mundo era este: http://www.chinesepod.com/ (aprender Mandarin)

Sem comentários: